}

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

81 anos direito de voto feminino no Brasil.




Caros leitores, vocês sabiam que no último dia 24 de fevereiro de 2013 comemorou-se os 81 anos do direito de voto feminino, fruto de intensas lutas e campanhas travadas pelas mulheres no território brasileiro?

Pois é, dia 24 de fevereiro de 1932, há exato 81 anos, as mulheres passaram a ter o direito de voto assegurado pelo decreto de n° 21.076, assinado pelo então  Presidente da República Getúlio Vargas na época. Porém, é importante ressaltar  que essa conquista não foi tão fácil.

Sofrendo influência dos movimentos políticos das mulheres da França, que tinham como principal mentor, Marques de Condorcet, um iluminista, que acreditava que toda espécie humana deveria ter o mesmo direito, independente da sua religião, cor ou sexo, a brasileira  Bertha Júlia  Lutz, tornou-se um dos principais nomes dessa luta no  Brasil. Foi uma das    responsáveis pela organização do movimento que ficou conhecido por “movimento Sufrágio”.  Uma das responsáveis pela criação da Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher e  representante  do Brasil  nas assembleias realizadas nos EUA.

Outras mulheres também estiveram imbuídas nesta luta, como: Leolinda Daltro, Celina Vianna, Nathércia da Cunha Silveira, Antonietta de Barros, Almerinda Gama, Jerônima Mesquita, Maria Luisa Bittencourt, entre outras

Em 3 de maio de 1933, um pequeno grupo de mulheres exerceu  pela primeira vez, em âmbito nacional, o direito de voto, já que o decreto que foi aprovado só dava permissão às mulheres que fossem casadas, viúvas e solteiras que tivessem renda própria. Sendo que, só  no ano de 1946, que esse exercício de cidadania foi ampliado para as demais mulheres. 

Enfim, vários anos já se passaram diversas conquistas já formam alcançadas. Hoje  as  mulheres  representam  52% do eleitorado, é mais importante, o direito  assegurado pela Constituição, direito esse de  votar e ser votada. 





Autor : Renald  Santana 



Referência  :  SOUZA, Nilva. Os 80 anos do direito de voto Feminino no Brasil.

Um comentário:

  1. A postagem é bastante relevante pois trás uma data importante na história politica , social e das relações de gênero... o direito ao voto foi conquistado..e trouxe o poder de escolha às mulheres, mas hoje apesar de termos uma presidenta e participação significativa nas urnas, os cargos públicos ainda não são ocupados de forma significativa pela mulheres ... e cabe a nós mulheres prover o nosso acesso no âmbito da politica e assim sermos melhores representadas fazendo do voto um objeto de transformação

    ResponderExcluir