}

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Dia 10 de Janeiro


  • Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia.


1775 – Yemelyan Pugachev, líder de uma grande rebelião cossaca e camponesa e pretendente ao trono da Rússia, é executado na Praça Bolotnaya, em Moscou. A história de Pugachev é muito curiosa. Na época havia rumores de que o Czar Pedro III, que havia sido assassinado, na realidade continuava vivo. Pugachev então se aproveitou desses boatos para fingir ser Pedro III e assim levantar os cossacos e camponeses numa revolução que visava a levá-lo ao trono. O movimento liderado pelo falso nobre Pugachev ficou conhecido como Guerra dos Camponeses Russos de 1773-1775, e foi uma das mais extensas do gênero na História do país. Pugachev, junto a um de seus principais cúmplices, foi condenado à morte por esquartejamento, enquanto outros quatro cúmplices foram condenados ao enforcamento ou à decapitação. A execução, no entanto, seria atenuada a pedido da própria Imperatriz Catarina II, e tanto Pugachev quanto seu principal comparsa tiveram primeiro suas cabeças cortadas e somente então seus corpos esquartejados. Esta seria a última condenação formal por esquartejamento a ser executada na Rússia. Outro fato curioso conexo a este episódio histórico e digno de ser citado é que a história de Pugachev ganhará muito em breve a sua versão adaptada para o cinema, com o seu principal papel sendo interpretado pelo mais novo grande ator russo Gerard Depardieu.


1781 – É assinado o primeiro acordo marítimo e comercial entre o Império Russo e a França
.
1883 – Nasce Aleksei Tolstoi, escritor russo de diversos gêneros, especializado em ficção científica e novelas históricas, falecido em 1945.

1906 – Nasce Natan Rakhlin, professor de música e regente da Orquestra Sinfônica Estatal da União Soviética, detentor de Prêmio Stalin de segunda categoria em 1952. Ele morreu em 1979.

1933 – Morre Sergei Platonov, historiador russo, nascido em 1860, que dirigiu a escola oficial de Historiografia Imperial de São Petersburgo antes e depois da Revolução Bolchevique de 1917.

1970 – Morre Pavel Ivanovich Belyayev, cosmonauta soviético nascido em 1925, comandante da histórica missão espacial Voskhod 2, que marcou o primeiro passeio espacial de um ser humano na história da exploração espacial, realizado pelo cosmonauta Aleksei Leonov. Esta missão foi amplamente divulgada pelo mundo como um grande triunfo do programa espacial soviético.

1992 – É abolido o tabelamento de preços do pão e do leite na Rússia.

2010 – A prisão domiciliar é instituída na Rússia como nova forma de pena criminal.



Fonte: http://www.diariodarussia.com.br/acontecimentos-2/noticias/2013/01/10/aconteceu-em-10-de-janeiro-2/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário